Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2012

BREVE CITAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS MUNDIAIS

G-8 = Formado por 8 países mais industrializados do mundo e tem por objetivo coordenar a política econômica e monetária mundial. Discutiam a situação da política econômica internacional e a partir de 1980 começam a discutir temas, como drogas, democracia e corrupção.

MERCOSUL = Mercado Comum do Sul – Composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países com política de integração econômica e aduaneira. Quase toda mercadoria fabricada por estes países membros, podem ser comercializadas sem tarifa de importação.

NAFTA = Acordo de Livre Comércio da América do Norte. É a integração entre a economia dos países dos EUA, Canadá e do México. A NAFTA objetiva consolidar a economia o comércio existente na América do Norte e enfrentar a concorrência com a União Europeia.

OMC = Organização Mundial do Comércio – objetivo de regular o comércio entre as nações. A OMC tem em 1998 132 países e a China em 2002 ingressa também.

ONU = Organização das Nações Unidas – O objetivo da ONU é manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial.

U.E = União Europeia – formado por 15 países da Europa Ocidental, sendo que, em 2002 ingressaram mais 10 países.

ALCA = Acordo de livre comércio das Américas, objetiva abortar o MERCOSUL e estender a NAFTA.

APECC = Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Criado em 1989 na Austrália com países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis países econômicos da região do Pacifico, como EUA e Japão. Surgiu em decorrência do desenvolvimento econômico da região da Ásia e do Pacifico, dando abertura de mercado entre 20 países mais Hong Kong (China) e ainda, transformando a área do Sudeste Asiático em uma área de livre comércio, causando grande impacto econômico mundial.

CEI = Comunidade dos Estados independentes, organização com 12 das 15 Republicas que formavam a URSS; ficando de fora somente, Estônia, Letônia e Lituânia.

Nenhum comentário: